Como você pode ajudar a sua marca vender mais e se tornar inesquecível para seu Target? Através do Branding, ou melhor, se você já tem estrutura formatada com passeios, cardápio definido, enfim experiências de consumo que fazem o hóspede se orgulhar dos seus serviços satisfazendo a expectativa que ele tem em relação a sua empresa. Isso faz parte do Branding da sua marca.
É disso que vamos falar hoje, turismo, Branding e experiência de consumo.
Para você ter ideia o branding, uma das táticas/estratégias de marketing dá voz, aparência, personalidade e gera valor para sua marca. É isso que ajuda você a atrair o público certo.
Com muita frequência, os grandes operadores de turismo não focam na sua marca. Embora esses canais de venda ajudem a expandir seu alcance, eles não fazem necessariamente justiça à sua marca.
Vamos pensar assim: você é mais um na listagem deles o qual apenas ajuda a fortalecer a carteira da operadora. O viajante passa a ter mais contato com a empresa que está oferecendo o pacote desde o início até o fim dessa jornada de compra.
Concordo que financeiramente é mais razoável depender disso para alavancar o seu negócio, mas é muito importante colocar-se em evidência para que possa fortalecer sua marca e virar referência no mercado. Com uma marca forte a empresa terá mais reservas, venderá melhor o seu conceito e políticas necessárias para gerar autoridade.
Em vez de almejar uma enorme base de clientes, tente pensar em novas ideias de negócios em turismo e hospitalidade, a dica é: Estreite seu foco em um nicho específico para te dar uma vantagem competitiva e melhorar sua visibilidade online. Mesmo se você estiver bem estabelecido, nunca é tarde para ajustar sua marca.
Cada empresa tem uma história, a dica é: CONTE-A!
Sempre há uma razão pela qual uma empresa surge. Às vezes de uma oportunidade, mas na sua maioria, empresas de turismo começam com a paixão. Saber o porquê que você começou ajuda a descobrir os valores de sua marca que são os blocos de construção de uma história atraente. Ao escrevê-los e compartilhá-los publicamente, você terá princípios para orientar suas decisões de negócios, bem como, um ponto de referência para construir confiança e credibilidade.
Para se aprofundar no propósito de sua empresa, e na sua história, pergunte-se:
- Como você começou seu negócio de turismo e atividades?
- De onde você tirou a ideia?
- O que te inspirou?
- Como sua empresa é diferente de seus concorrentes?
- O que sua empresa de turismo se esforça para fazer?
- O que torna sua equipe excepcional?
Trabalhe essas respostas na hora de contar a história de sua marca. Lembre-se: não precisa ser longa, breve é muito melhor. Não precisa ser perfeita. A autenticidade vai mais longe. É mais fácil combinar sua marca com seu público-alvo do que o contrário.
Dependendo de suas ofertas, você já pode atrair um determinado grupo de pessoas, diferentes tipos de viajantes com outras experiências de viagem. Portanto, fazer uma marca antes de conhecer seu público-alvo pode levar a algo que não faz sentido.
Use essas informações para criar uma identidade de marca com a qual seu público-alvo se irá se identificar. Você também pode usá-la para obter informações sobre o estilo de comunicação, narrativa, método preferido de reserva e onde eles passam o tempo online. Tudo isso, pode te ajudar em seus esforços de marketing.
Tenha isso bem definido. Porque as pessoas vão te procurar.
Seja pela cultura, passeios, folclore, culinária, emoção e por aí vai. Esta posição da marca faz com que os novos visitantes acreditem que terão experiências diferentes, ao mesmo tempo, que dão aos operadores de turismo e atividades uma visão do que eles querem de sua viagem.
Os visitantes chegam com expectativas predefinidas graças a ele e, naturalmente, reservam coisas para fazer. Se você entregar o que eles procuram terão uma experiência positiva e memorável, o que impacta sua percepção do destino e o seu negócio. É uma ótima ideia encontrar um papel e uma personalidade para sua marca.
Tá aí a importância do branding, que fornecerá toda essa orientação à sua equipe e vai ajudar seus clientes a entender do que se trata o seu negócio.
Para que isso seja bem executado, contrate uma agência de publicidade e desenvolva sua marca, ela é o espelho da sua empresa, ou melhor, seu cartão de visitas.
Claudio Cordeiro, publicitário e especialista em branding e marketing