Fidelidade da marca em decadência

BRANDING E REBRANDING

Fidelidade da marca em decadência

As tendências das marcas e do branding

Claudio Cordeiro | Branding

Claudio Cordeiro

Uma revelação surpreendente da mais recente pesquisa do Google ilumina o panorama do comportamento do consumidor brasileiro em 2024: impressionantes 64% demonstram uma abordagem flexível em relação à fidelidade de marca. Esse dado é um convite audacioso para marcas visionárias que estão prontas para repensar suas estratégias e se conectar de maneira mais autêntica e inovadora com seu público.

Na Gonçalves Cordeiro, enxergamos essa tendência como uma oportunidade única para empresas que buscam criar laços mais fortes e significativos com os consumidores, empregando métodos criativos e uma comunicação mais efetiva. É a hora de as marcas se reinventarem, capturando a atenção e a lealdade de um público dinâmico e cada vez mais exigente.

Depois de usar por 136 anos a mesma logomarca, a Johnson & Johnson anunciou recentemente que teria nova identidade visual. Sai o estilo cursivo e entra uma fonte sem serifas. E o vermelho se torna mais vibrante. Na justificativa divulgada, uma modernização que indicaria a inovação e refletiria o caráter acolhedor de uma “empresa pura de saúde”. Dentro da poesia das explicações de designers, o novo logotipo “transmite uma sensação de inesperado e de humanidade”, com o “e” comercial (&) demonstrando “uma natureza humana atenciosa”.

O mesmo aconteceu com a marca do banco Itaú, uma evolução segundo a empresa, a mudança reflete a jornada do banco em evoluir com seus clientes, investindo em tecnologia e personalização dos serviços.

Nós da Gonçalves Cordeiro em mais de 33 anos de mercado já fizemos vários rebranding em nossa própria marca e com isso adquirimos maturidade e experiência em nosso próprio quintal em que posso afirmar que é muito salutar esse tipo de mudança em variados aspectos, mas desde que tenha um propósito bem definido.

 

Somos responsáveis pela mudança de mais de 30% das marcas e produtos que já trabalhamos, isso mesmo, desde embalagens, rebranding, naming, fachadas, pontos de contatos, sinalização, enfim, com o foco nas tendencias do mercado em relação ao branding aprovado.

A experiência do cliente deve ser o foco do branding da marca. Por isso antes de tudo entenda como sua marca é enxergada e como poderia se transformar para atender melhor as mudanças e exigências do mercado.

Atualmente muito se fala da necessidade de humanizar a marca de empresas privadas, órgãos públicos, de políticos e para conseguir isso não é tão fácil e rápido como se popularizou, somos especialistas pois além da nossa experiência, contamos com parceiros inclusive nacionais e internacionais que se destacam no mercado em suas especialidades ajudando a gente nesse processo.

Sou Claudio Cordeiro CEO da agência Gonçalves Cordeiro.