Encontrando o Equilíbrio Ideal”
A frequência ideal de postagens no Instagram de um político pode variar dependendo de diversos fatores, como o tipo de conteúdo, o engajamento do público, o momento da pré ou da campanha ou da obrigatoriedade política, entre outros. Não há uma fórmula única e definitiva, mas algumas diretrizes gerais podem ser consideradas:
- Qualidade sobre quantidade: É mais importante oferecer conteúdo relevante, humanizado, interessante e valioso para o público do que simplesmente postar muitas vezes ao dia. Priorize a qualidade das postagens. Ninguém está nas redes sociais para ver anúncio chato de político, estão para ver amigos, entretenimento, um meme, entre outras coisas.
- Consistência: Manter uma regularidade nas postagens é essencial para manter o engajamento do público. Isso pode significar postar diariamente, a cada dois dias ou algumas vezes por semana, desde que seja previsível. Aqui temos o desafio de atrair a atenção das pessoas.
- Atenção ao engajamento: Observe como o público responde às suas postagens. Se perceber que o engajamento diminui ao postar com muita frequência, considere reduzir o número de postagens.
- Variedade de conteúdo: Ofereça uma variedade de conteúdos, como fotos, vídeos, histórias, enquetes e postagens informativas. Isso ajuda a manter o interesse do público e evitar a monotonia. Abuse da criatividade, ousadia e humor usando o bom senso.
- Eventos e atividades: Durante a campanha ou eventos importantes, como debates ou reuniões com convidados, pode ser aconselhável aumentar a frequência de sessões para manter o público informado e envolvido.
- Hora do dia: Observe em qual horário suas operações têm maior alcance e interação. Isso pode variar dependendo do público-alvo e da localização geográfica.
- Análise de métricas e gestão de tráfego pago: Essa análise pode e deve ser feita de forma diária, semanal e mensal, analisando e entendendo as métricas disponíveis bem como as segmentações usadas no impulsionamento.
Cláudio Cordeiro é marqueteiro politico e eleitoral, advogado, jornalista e CEO da agência Gonçalves Cordeiro